Caiu o consumo de cigarros entre os brasileiros,em contrapartida,estão bebendo mais e ficando mais obesos.
Essas três conclusões forma comprovadas mediante pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, realizada em todas as capitais do país, por telefone. Ao todo,foram 54 mil entrevistas.
A porcentagem de fumantes caiu pelo que revelou a pesquisa,de 2006 a 2009,de 16,2% para 15,5%,consolidando uma tendência que vem desde a década de 1990.A capital com mais fumantes é Porto Alegre, onde 22,5% da população tem o hábito.
![]() |
Gráfico mostra doenças causadas pelo tabaco |
Um problema que afeta a população brasileira é o consumo de álcool. A pesquisa constatou que a proporção de brasileiros que abusam da bebida cresceu de 16,2% em 2006,para 18,9% em 2009.
O Ministério colocou nessa categoria quem bebeu em uma mesma ocasião,no mês anterior à pesquisa, cinco ou mais doses de álcool para os homens ou quatro ou mais doses para as mulheres. A capital em que mais se consome álcool em excesso é Salvador(BA),25,6%.
![]() |
Regiões mais consumidoras de álcool no Brasil |
Marina Barbosa,28,bebe pelo menos duas vezes por semana com amigos e não acha preocupante. “O problema seria se eu bebesse todo dia,mas às vezes,é normal”.
O médico Adalto Cunha,clínico geral,afirma que mesmo bebendo de vez em quando,é prejudicial à saúde: “as pessoas acham que só existe perigo se beber todo dia,mas não é bem assim,álcool afeta a memória,ataca o fígado,o estômago e o sistema nervoso”.
Outro problema preocupante está relacionado à comida. Em 2009,a proporção de adultos com excesso de peso alcançou quase a metade da população: 46,6%. Em 2006,esse percentual era de 42,7%.
Esse aumento é atribuído pelo governo ao crescimento do número de sedentários e a mudanças no padrão alimentar,com mais consumo de comidas industrializadas.
![]() |
entenda como age no corpo a abesidade |
O problema é mais frequente entre os homens (51%) do que entre as mulheres (42,3%). A capital com mais gordinhos é Rio Branco,no Acre (52,2%),seguida por Campo Grande ,Mato Grosso do Sul (50,8%) e São Paulo,SP ( 50,5%).
O endocrinologista Hugo Camargo explica que a obesidade aumentou entre os brasileiros devido a hábitos ruins,entre eles o sedentarismo e o grande consumo de lanches,comidas prontas e industrializadas. “Comer frutas,verduras,legumes e grelhados é o mais indicado,mas muitos preferem as redes de fast food. Isso aliado à falta de uma prática esportiva regular faz com que o peso aumente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário